Order:
  1.  17
    "A Idade Hermenêutica da Razão" de Jean Greisch.Pedro Calixto Ferreira Filho & Thiago Luiz de Sousa - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):207-220.
    Jean Greisch3 (1942-), ainda pouco conhecido no Brasil, é um filósofo e professor luxemburguês. Realizou seus estudos em filosofia e teologia em seu próprio país, completando-os com um doutorado em filosofia, no Instituto Católico de Paris, onde defendeu sua tese sobre Martin Heidegger. Suas principais pesquisas estão relacionadas com as problemáticas contemporâneas da ontologia, da hermenêutica e da religião. Em A idade hermenêutica da razão, instigado em como a hermenêutica se inseriu no coração da filosofia ao ponto de hoje tratarmos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    João Escoto Erígena, Periphyseon ou A divisão da natureza; tradução inédita e notas P. Calixto, a partir dos excertos da edição latina de Edouard Jeauneau, Turnholt, Brepols, 1996.Pedro Calixto Ferreira Filho & Uellinton Valentim Corsi - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):175-192.
    O objetivo que o autor persegue nesta obra é a apreensão e a explicação das diferentes modalidades da natureza, bem como as suas interdependências respectivas. Para isso, ele desenvolve um sistema filosófico original, fundamentado sobre a tríade neoplatônica: imanência, processão e retorno. A natureza, enquanto conceito universal englobando Deus e a criatura, é concebida a partir de um duplo movimento: de saída, o mundo é auto-manifestação de Deus; de retorno, o processo criacional tende a reunificação de todas as coisas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Nota sobre a Apophasis em Dionísio o Areopagita.Pedro Calixto Ferreira Filho & Eduardo Alvim Passarella Freire - 2022 - Perspectivas 7 (1):187-206.
    Le présent article se donne comme tâche démontrer que la reprise dionysienne de l’hénologie néoplatonicienne ne se fait pas sans quelques déplacements dus à l’influence de la théologie chrétienne sur le néoplatonisme. Le plus important d’entre eux étant la revalorisation du discours positif sur la divinité, rendue possible grâce à la négation par transcendance qui permet d’affirmer de Dieu qu’il est, tout en tenant compte du fait que l’Etre divin, à cause de sa transcendance, est au-delà de nos connaissances. Le (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark